quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Onde está Camilla Lopez?

Poucos livros deixaram-me instigado a saber qual o destino que seus personagens tiveram ao final da história, depois do ponto final. Digo poucos, e foram poucos mesmo. Até mesmo porque, como todos sabem, isso deixa um quê pra imaginação entrar em ação, não é mesmo? Pois então. A minha entrou em ação ontem, quando li a última sentença das páginas de Pergunte ao pó, do John Fante.

Nada mais surgia na minha mente, a não ser perguntas relacionadas à Camilla, pertinentes, até onde eu acredito. Eram coisas tipo: "Onde está Camilla Lopez?", "Cadê Camilla?", "Será que a Camilla morreu?". E são perguntas que não terei respostas, pelo menos não as que eu realmente queria.

Camilla, provavelmente, depois de ter fugido daquele hospital psiquiátrico, conseguiu se estabelecer como garota de programa naquela rua suja (ou noutra, tanto faz), onde Arturo conheceu Vera Rivken, que se tornou musa inspiradora do livro que o fez ficar rico e conhecido. Tendo entrado nessa vida, Camilla muito provavelmente não conseguiu sair, ganhando $ 2 dólares por noite, isso quando conseguia atender dois clientes. Pobre Camilla... Nunca conseguira ler o livro de Bandini. O autor autografou o livro para a areia daquele deserto.

É, Camilla, Camilla... por uns dias você e, claro, o excêntrico Arturo Bandini, ficarão na minha mente.

Até!

Nenhum comentário: